Em meados de 2007, quatro casais, residentes no Gama/DF, e um diácono, seminarista do Seminário Maior de Brasília resolveram se reunir para rezar semanalmente. Após dois anos de orações foi fundado um grupo. Os casais eram: Maria Delma e Luiz Henrique, Emidia e Júnior, Michelle e Wilmar e Niaranjan e Laerte. O diácono era o atual padre Marcelo Vitorino.

O grupo surgiu pelo desejo comum de buscar a santidade servindo a Deus através dos trabalhos na Igreja e das orações intensificadas, sem abandonar as características adquiridas por esses nove membros durante a participação em uma comunidade de leigos (a Comunidade Átrios).

Neste momento ainda não tínhamos noção nenhuma do que seríamos e nem o Fundador sabia ao certo do seu chamado.

No dia 24 do mês de maio de 2009, o nome foi escolhido: Missão Aliança; o objetivo e algumas diretrizes foram traçados, como as linhas de trabalho e um carisma inicial, logo em seguida um projeto foi escrito.

Pouco tempo depois, algumas pessoas foram convidadas a participar do grupo. Essas pessoas foram escolhidas levando em consideração aquelas que já haviam trabalhado em missões e encontros com os fundadores e que consequentemente poderiam se identificar com o carisma. Dessa forma, em meados do mês de junho de 2009, alguns aceitaram o convite e o grupo ganhou nove novos membros: Maysa, João Paulo, Alexandre Dubão, Islaine, Rodrigo, Leidyane, Leonardo Reis, Raul, Regislaine. Em setembro de 2009, mais quatro membros ingressaram: Margareth, Pedro, Wesley e Andresa. Com ajuda desses membros o grupo Missão Aliança foi se estruturando. Novos membros ingressaram.

Passamos por muitos discernimentos e mudanças ao longo da caminhada e muitos membros saíram. Deus foi trabalhando nossos corações e o coração do nosso Fundador e aos poucos foi colocando a nossa vocação diante de nós. O primeiro passo foi nos tornar Fraternidade Missão Aliança, o que nos deu um compromisso maior e uma característica mais responsável na paróquia.

Com a ajuda do diretor espiritual, o nosso Fundador começou a conhecer a vontade de Deus pra ele e para a obra, percebendo em sua história e em toda a história da então Fraternidade Missão Aliança, que a ele, o Senhor tinha dado o Carisma de Fundador e mesmo com muito medo, decidiu escutar o que Deus tinha para ele.

No dia 16 de novembro de 2013, no retiro das Novas Comunidades de Brasília, recebeu a confirmação do seu chamado através de um encontro pessoal com Deus na Eucaristia e nasce assim a Comunidade Católica Missão Aliança.

Hoje, somos a Comunidade Católica Missão Aliança, uma comunidade de aliança onde todos os consagrados trabalham e estão inseridos no mundo com a missão de ser sal e luz.

Em nossa estrutura hoje temos:

  • Fundador: Júnior
  • CoFundadores ativos: Delma, Luiz, Niara, Emídia e Wilmar
  • Consagrados: Júnior, Emídia, Delma, Luiz, Niara, Wilmar, Andreia, Alexandre, Kelly, Rodrigo, Islayne.

Temos também um outro elo que faz parte da Comunidade, que é a obra Caminho de Amor, onde os membros não são consagrados, mas vivem do carisma e ajudam a Comunidade alcançar o seu objetivo de evangelização.